Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é hoje utilizada em todo o mundo, no tratamento das mais diversas patologias, sendo promovida e divulgada pela própria Organização Mundial da Saúde e não apresenta incompatibilidades com a Medicina Convencional. 

Acupuntura 

A Acupunctura é uma das técnicas terapêuticas mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na colocação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, sem causar dor, deixando-as permanecer durante cerca de 20 minutos numa sessão que deverá, numa fase inicial, ser repetida semanalmente. 

Regulariza a energia dos meridianos, pois as doenças, para a Medicina Chinesa, são desequilíbrios energéticos e é um dos principais meios para reequilibrar a energia de forma a recuperar-se a saúde.


Estudos recentes confirmam o êxito em mais de 100 patologias diferentes: sinusite, rinite, amigdalite, problemas respiratórios, conjuntivite, miopia (em crianças), cataratas (sem complicações), distúrbios neurológicos, cefaleias, enxaquecas, zumbidos, ansiedade, estados depressivos, pânico, insónias, enurese nocturna e incontinência urinária, dores, contracturas, tendinite, ciática, artrite reumatóide, fibromialgia, menopausa, doenças ginecológicas, dores menstruais, infertilidade, disfunção erétil, distúrbios gastrointestinais...

Em caso de dúvida sobre se a Acupunctura poderá ser útil no seu caso consulte-nos.

Shiatsu

É uma terapia de reequilíbrio físico e energético, oriundo da medicina oriental e praticada através de pressões com os dedos ou mãos. Age sobre músculos, articulações e coluna, libertando tensões, estimulando a pele, o sistema nervoso e circulatório. É muito eficaz no tratamento dos principais sintomas de stress, aliviando dores (musculares, articulares e dores de cabeça), regulando o sono e produzindo sensações de relaxamento e bem-estar.

O Shiatsu é indicado como uma terapia e atua, ainda, na estimulação de estados de relaxamento, na correção da postura, no aumento da consciência corporal, sendo ainda um excelente método de prevenção. 

Revela-se igualmente eficaz como adjuvante de outras práticas médicas ou psicológicas.

Fitoterapia

A Fitoterapia Chinesa é comparativamente menos conhecida no Ocidente do que a Acupunctura, embora constitua um meio terapêutico extremamente eficaz e complementar da Acupunctura. Este ramo da Medicina Chinesa consta da combinação de plantas medicinais em fórmulas milenares que são ministradas sob a forma de gotas, comprimidos ou cápsulas, assim como de chás ou cremes.